Discriminação leva Google Earth a tirar do ar mapas antigos do Japão

Discriminação leva Google Earth a tirar do ar mapas antigos do Japão

Atualizado em 11/05/2009 às 15:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Imagens do Google Earth que identificavam antigos mapas do Japão foram retirados do ar após uma polêmica envolvendo os "burakumin". Descendentes de trabalhadores de curtumes do período feudal, eles foram forçados a viver em isolamento durante séculos por serem associados ao abate de animais.

Apesar de as velhas aldeias terem desaparecido há muito tempo, os mapas do Google Earth mostravam sua localização. Baseado em gravuras antigas, o serviço do Google permitia a comparação de áreas antigas com imagens atuais de satélite, informou o Clic RBS.

A companhia, no entanto, não contextualizou as imagens, o que irritou os líderes burakumin. Uma região que hoje pertence à Tóquio, por exemplo, foi identificada como "eta", termo que significa "massa imunda" usado para designar os burakumin.

Até hoje eles sofrem discriminação por conta de seus locais de moradia ou da origem geográfica de seus ancestrais. Por isso, os cerca de 3 milhões de descendentes preferem que a localização de suas antigas aldeias não seja divulgada.

Leia mais