Diretores do Le Monde renunciam por divergências com redação

Diretores do Le Monde renunciam por divergências com redação

Atualizado em 20/12/2007 às 10:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última quarta-feira (19), o três diretores do jornal francês Le Monde renunciaram a seus cargos, meio ano após sua nomeação. Eles alegam divergências com os membros da redação, principais acionistas do diário.

Pierra Jeantet, presidente do jornal, Bruno Patino, vice-presidente e o diretor Eric Fottorino, explicaram, em comunicado, que sua demissão foi apresentada "perante a incapacidade de exercer suas responsabilidades frente aos acontecimentos públicos da Sociedade de Redatores do Le Monde (SRM)".

De acordo com informações da agência de notícias EFE, o diretório do jornal pretendia apresentar hoje as contas do grupo ao conselho de segurança. No entanto, a reunião foi muito tensa e resultou na demissão dos três diretores.

Os atuais dirigentes tomaram posse há seis meses, quando os redatores vetaram a reeleição de Jean-Marie Colombani para um eventual terceiro mandato. A SRM criticou a política de aquisições desenvolvida por Colombani, que deixou uma dívida de 150 milhões de euros.

O que gerou grande descontentamento na redação foi o fato de Jeantet ter se mostrado, há poucos dias, propício a uma ampliação de capital com a venda de ativos, o que diluiria o peso dos redatores no conjuto de acionistas do periódico.

Leia mais