Diretor-executivo do Jornal de Londrina comenta filiação do diário gratuito ao IVC
Diretor-executivo do Jornal de Londrina comenta filiação do diário gratuito ao IVC
Diretor-executivo do Jornal de Londrina comenta filiação do diário gratuito ao IVC
PorOs jornais populares estão ganhando cada vez mais força, e aqueles com distribuição gratuita, assim como no restante do mundo, estão se tornando uma tendência no Brasil.
O Jornal de Londrina ( JL ), por exemplo, se tornou um veículo aferido pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC), um dos mais importantes auditores de publicação do país.
Classificado na categoria "circulação controlada de conteúdo variado", o JL possui quase 20 mil assinantes e uma tiragem diária que varia entre 23 e 25 mil exemplares.
Júlio Sampaio, diretor-executivo do jornal, afirmou ao Portal IMPRENSA que a filiação ao IVC, "juntamente com a incorporação à Associação Nacional de Jornais (ANJ)", é reflexo de um projeto que vem sendo desenvolvido há dois anos, "com a utilização de um novo formato, uma nova distribuição e uma nova maneira de se relacionar com os leitores, que agora são assinantes".
Sampaio explica que o JL mapeou a cidade de Londrina para realizar uma distribuição gratuita e dirigida do veículo, "principalmente para leitores das classes A, B e C+. Em uma segunda etapa, depois desse mapeamento de ruas e residências, fizemos um cadastramento dos leitores, para manter regularidade na distribuição e agora, junto com as filiações ao IVC e à ANJ, os leitores viraram assinantes fixos", completa.
Segundo o diretor, o JL não é apenas gratuito. "É um jornal com circulação dirigida para um público qualificado, que assume um compromisso com os seus assinantes de entregar diariamente o jornal, aprofundar o relacionamento e oferecer condições especiais na compra de produtos e serviços".
Além disso, com a filiação ao IVC, a expectativa de Sampaio é atrair anunciantes para o Jornal de Londrina já que, segundo ele, o instituto é referência para o mercado publicitário e dá mais credibilidade ao trabalho realizado pelo veículo.
Mesmo assim, o empresário afirma que o jornal é líder em circulação em Londrina e que não tem interesse em outro mercado. "O JL fala sobre os principais assuntos do Brasil e do mundo, mas tenta manter também um foco em Londrina. Essa é a proposta, ser sempre algo local", finaliza.
Ao Portal IMPRENSA, a assessoria do IVC afirmou que, assim como o JL , há outros jornais filiados ao instituto na categoria "circulação controlada de conteúdo variado", como o Diário do Comércio de São Paulo. "Ele [ Diário ] é um jornal de distribuição diária e gratuita, nos mesmos moldes do Jornal de Londrina , e filiado ao IVC desde junho de 2007", declara o assessor.
*Nota modificada às 17h48.
Leia mais:






