Diretor do Le Monde torna-se presidente do grupo

Diretor do Le Monde torna-se presidente do grupo

Atualizado em 28/01/2008 às 09:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última sexta-feira (25), o diretor do jornal francês Le Monde , Eric Fottorino, foi eleito, por unanimidade, presidente da diretoria do grupo imprensa, vítima de uma crise interna há algumas semanas.

O jornalista foi escolhido durante um conselho em que o presidente da Sociedade de Redatores do Le Monde (SRM), Jean-Michel Dumay, foi obrigado a se comprometer a não solicitar um novo mandato ao final de seu atual, que terminaria em 30 de junho de 2008.

Apesar de ter sido escolhido pela totalidade dos acionistas, o conselho que o elegeu presidente durou cerca de sete horas em razão das ásperas discussões sobre a demissão de Dumay, exigida pelos acionistas externos.

A acionista de referência do grupo, a SRM, exigiu a destituição imediata do presidente do conselho de vigilância do grupo, Alain Minc. Dumay acusou Minc, o qual é considerado um homem próximo ao chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy, de tentar "vender o grupo a Lagardere e Pisa", atuais acionistas minoritários de uma empresa do conglomerado.

De acordo com informações da agência de notícias AFP, o grupo de mídia espanhol Pisa deu a entender recentemente que tem a intenção de aumentar sua participação no Le Monde , do qual possui 15 por cento. A agência informou, ainda, que uma porta-voz declarou que o grupo francês Lagardere, possuidor de 17 por cento das ações, também considera a possibilidade de aumentar sua participação no controle acionatário.

Leia mais