Diretor de rádio é morto durante confronto armado na capital da Somália
Diretor de rádio é morto durante confronto armado na capital da Somália
O jornalista somali Barkhat Awale, de 60 anos, foi morto durante um confronto armado em Mogadíscio, capital da Somália, na última terça-feira (24). Awale era diretor da Rádio Hurma e estava na cidade para realizar a cobertura do conflito entre insurgentes da milícia radical islâmica Al-Shabaab, ligada à Al Qaeda, e as forças governamentais.
Segundo o Comitê para Proteção dos Jornalistas (CPJ), o profissional de imprensa estava no telhado da sede da rádio ajudando um técnico a instalar um emissor, quando foi atingido por uma bala no estômago. Awale chegou a ser encaminhado ao hospital, mas chegou ao local sem vida.
O conflito armado começou na última segunda-feira (23) e já causou a morte de 65 civis. Dois insurgentes islamitas teriam realizado um ataque suicida em um hotel de Mogadíscio na terça, matando 30 pessoas. Os dois carregavam cinto com explosivos quando invadiram o local.
O diretor da rádio foi o segundo jornalista morto na Somália em 2010. Segundo o CPJ, um repórter da Rádio Mogadíscio foi assassinado em maio no país. E em fevereiro deste ano, o profissional de imprensa Ali Yusuf Adan, da Rádio Somaliweyn, foi detido enquanto apurava um suposto assassinato cometido por membros da milícia contra um homem que teria chegado atrasado a uma oração em Wanlaweyn.
Leia mais
-






