Diretor de "O Globo" rebate carta de funcionária da Petrobras que criticou o jornal

Na última quinta-feira (19/2), a funcionária da Petrobras Michelle Daher Vieira publicou uma carta aberta em sua página no Faceboo

Atualizado em 24/02/2015 às 11:02, por Alana Rodrigues*.

Na última quinta-feira (19/2), a funcionária da Petrobras Michelle Daher Vieira publicou uma em sua página no Facebook criticando uma do jornal O Globo sobre "a nova rotina de tensão e medo na estatal". Embora não seja citada no texto, aparece em uma das imagens utilizadas para ilustrar a publicação. O post, entretanto, chamou atenção dos leitores e ganhou repercussão nas redes sociais.
Crédito:Reprodução Para Ascânio Seleme, matéria questionada "foi muito bem apurada"
"Não é de hoje que as Organizações Globo têm objetivo muito bem definido em relação à Petrobras: entregar um patrimônio que pertence à população brasileira a interesses privados internacionais", opina Michelle. Para ela, o conteúdo é o que "menos importa", e que "o negócio do jornal é falar mal, é dar uma conotação negativa, denegrir a empresa na sua jornada diária de linchamento público da Petrobras".
Com fontes em off, a matéria relata o clima na estatal no início no dia 3 deste mês, quando foi noticiado que Graça Foster deixaria a presidência da empresa. "Era óbvio que o ano não começara bem. Mas o clima estava especialmente tenso na manhã daquela terça-feira no edifício-sede da Petrobras[...] Lá dentro, o silêncio se impunha entre as paredes da ousada construção de concreto e aço inoxidável, erguida em 1974 e que, pela nobreza dos materiais usados, já àquela época mostrava a intenção de transformar a Petrobras na maior petrolífera do mundo".

A funcionária questiona como a repórter que assina a matéria, Letícia Fernandes, descreve, com detalhes, sobre o cotidiano de trabalho e afirma que os funcionários vivem uma rotina de medo, temendo demissões ou represálias. "Acho que tanta criatividade só pode ser baseada na própria realidade de trabalho da Letícia, que em sua rotina passa por todas estas experiências de terror e a utiliza para descrever a nossa como se vivêssemos a mesma experiência", escreveu.
Michelle diz ainda que a situação reforça a necessidade de uma democratização da mídia para ofertar a diversidade de informação ao povo, que segundo, ela está refém de uma imprensa "que não tem respeito com o seu leitor e manipula a notícia em prol de seus interesses, no qual tudo que publica praticamente não é contestado por não haver outros veículos que o possa contradizer devido à concentração que hoje existe".
"Deixo registrado a minha repugnância em relação à matéria por você escrita, utilizando para ilustrá-la uma foto na qual eu estou presente com uma intenção radicalmente oposta a que ela foi utilizada por você", finaliza.
Outro lado
À IMPRENSA, o diretor de redação de O Globo , Ascânio Seleme, pontua que a funcionária não é mencionada na matéria e que as imagens utilizadas na reportagem foram tornadas públicas pelos próprios autores - funcionários em defesa da estatal em uma campanha promovida por eles mesmos.
"A matéria descreve isso. A reportagem está absolutamente correta. Foi muito bem apurada, bem escrita e bem editada. Não há qualquer reparo a fazer", reforça o jornalista. ABI será palco de ato em defesa da Petrobras
Após coletar assinaturas nas redes sociais, um ato em defesa da Petrobras será realizado nesta terça-feira (24/2), no Rio de Janeiro (RJ), com mobilização de jornalistas, sindicalistas, estudantes, artistas, advogados e representantes de movimentos sociais. O encontro acontecerá no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Segundo a Rede Brasil Atual, o protesto é organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pela Federação Única dos Petroleiros (FUP). Com o slogan "Defender a Petrobras é defender o Brasil”, o evento tem confirmadas as presenças da jornalista Hildegard Angel, dos escritores Eric Nepumoceno e Fernando Moraes, do cineasta Luiz Carlos Barreto, da filósofa Marilena Chauí e do economista Luiz Gonzaga Belluzzo.

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves.