Diretor de marketing do Second Life Brasil fala sobre o metaverso como plataforma de comunicação

Diretor de marketing do Second Life Brasil fala sobre o metaverso como plataforma de comunicação

Atualizado em 28/08/2007 às 11:08, por Nathália Duarte/Redação Portal IMPRENSA.

Por

Há quem diga que o mundo virtual não passa de um modismo que vai perder a força gradualmente ao redor do mundo. Há quem diga, porém, que a chegada do metaverso à rede mudou o modo de consumir do internauta, mas, independente de em que se acredite, é inegável que o Second Life revolucionou a internet como mais uma plataforma de comunicação.

Para Emiliano de Castro, diretor de Marketing do Second Life Brasil, o que fez do espaço virtual um ambiente de comunicação foi o grande e crescente número de internautas que estão diariamente ligados a comunidades virtuais e o potencial do jogo como iniciativa de inclusão digital e social. "É claro que a necessidade da banda larga prejudica a popularização do Second Life no Brasil, mas temos que considerar que o país vai crescer em tecnologia. Quando pensamos em desenvolvimento, não podemos imaginar apenas o cenário atual, é preciso que consideremos a velocidade do desenvolvimento tecnológico", explica Castro.

Segundo o diretor, o ar de modismo que assume o Second Life em alguns países atualmente faz parte do processo cíclico comum a produtos que recebem grande atenção em seu lançamento. "Avalio esse período como o amadurecimento do Second Life, que deve entrar em um regime de estabilidade. Não basta que as empresas enxerguem o potencial do espaço virtual, é preciso que elas entendam que o Second Life não é um veículo de comunicação de massa e que, para dar certo, é imprescindível apostar na interatividade", afirma.

Questionado sobre a efetividade dos resultados que podem ser alcançados por meio de anúncios publicitários no Second Life, Castro destaca que dois terços dos usuários do metaverso têm real intenção de comprar o que conhece no mundo virtual e afirma que alguns conceitos são, inclusive, melhor aplicados no Second Life, onde há, segundo ele, espaço para a criatividade em ações de entretenimento que não teriam o mesmo impacto em uma loja ou campanha no mundo real.

Second Life é um dos temas do II Seminário Multimídia

A Revista IMPRENSA promove, nos dias 3 e 4 de setembro, o II Seminário Internacional Imprensa Multimídia. Nesta segunda edição, o evento coloca em pauta as tendências e os caminhos propostos para a comunicação e o jornalismo pelo cenário tecnológico mundial.

Durante o evento, que ocorre na cidade de Porto Alegre (RS), serão debatidos temas como: a mídia no Second Life, o Mercado Multimídia, a TV Digital, as convergências entre os meios e os Cenários Futuros da Indústria Jornalística.

Mais informações pelo , pelo telefone (11) 2117-5310, ou e-mail