Diretor de Marketing da Fiat fala sobre estratégias voltadas à classe C
João Ciaco, diretor de Marketing da Fiat, chegou à empresa em 2001, com a incumbência de fazer a integração do departamento de publicidade.
A partir de agora, as campanhas on-line e off-line são planejadas de maneira conjunta. Ciaco tem dado especial atenção ao mercado em potencial que emerge junto com a classe C brasileira.
Segundo ele, o perfil da sociedade é "mais complexo" do que a publicidade costumar supor. "E é muito difícil dizer que a classe C é homogênea; você tem gente que está chegando ao mercado de consumo e você tem gente que está indo pra classe B, porque é uma ascensão enorme", explica.
Nathália CarvalhoJoão Ciaco
Esse fenômeno, de acordo com o diretor, reflete diretamente no consumo de automóveis e na estratégia de marketing. "Tem gente que está chegando ao mercado de consumo de carros, do carro novo, que está mais aqui em cima, gente que ainda não comprava carro novo, mas você tem muita gente que está chegando ao mercado automotivo que ainda não tinha carro e que está chegando ao mercado de usados. Então, o comportamento no mercado de usados é completamente diferente do comportamento no mercado de novos. Fazer marketing para quem está chegando no mercado de usados é muito diferente de quem está chegando no mercado de carros novos", ressalta Ciaco, que será o entrevistado do mês de dezembro da versão impressa do CdM .
Leia mais
-
-






