Diretor de jornal católico pede demissão após ser acusado em processo de assédio sexual
Diretor de jornal católico pede demissão após ser acusado em processo de assédio sexual
O italiano Dino Boffo, diretor do jornal católico Avvenire , enviou nesta quinta-feira (03) uma carta ao presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), cardeal Angelo Bagnasco, pedindo demissão.
Apontado pelo diretor da publicação Il Giornale , Vittorio Feltri, de ser réu em um processo por assédio sexual, Boffo afirmou no texto que seu nome foi envolvido em "uma guerra de palavras". "A minha vida e a da minha família e os meus textos foram violentados com uma vontade profana que não imaginava poder existir", afirmou.
As acusações teriam sido feitas após o Avvenire ter criticado a postura do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi. Vittorio Feltri é irmão do premiê, informou a agência de notícias Ansa. O porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi declarou que a Conferência Episcopal é quem pode se manifestar, e que não há "nada a acrescentar" sobre o assunto.
A União Católica da Imprensa Italiana (UCSI) se disse preocupada com as possíveis restrições à liberdade de imprensa que podem ocorrer com o caso. Para a entidade, "são preparadas intervenções diretas para limitar a autonomia profissional dos jornalistas em um país no qual as liberdades por ora existem, mas nem sempre são utilizadas do melhor modo".
Além do Avvenire, a UCSI é composta pelo periódico vaticano L'Osservatore Romano , pela revista Famiglia Cristiana , entre outros.
Leia mais






