Diretor de inteligência da CIA faz críticas à reportagens do The Washington Post
Diretor de inteligência da CIA faz críticas à reportagens do The Washington Post
Diretor de inteligência da CIA faz críticas à reportagens do The Washington Post
*Atualizado às 11h15.
O diretor nacional de inteligência da CIA (Central Intelligence Agency), David C. Gompert, criticou reportagens publicadas nesta semana pelo jornal The Washington Post, que afirmaram que as agências de segurança norte-americanas estariam "fora de controle". Em declaração feita na última terça-feira (20), Gompert disse que as matérias "não refletem a realidade da comunidade de inteligência".
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo , o Washington Post publicou reportagem afirmando que as agências de segurança nos EUA estariam cada vez mais controladas pela iniciativa privada, e que dependem de empresas contratadas para continuar suas atividades no combate ao terrorismo e participação nas guerras do Iraque e Afeganistão.
As denúncias foram resultado de dois anos de investigações dos jornalistas Dana Priest e William Arkin. As matérias também abordaram organizações surgidas após o 11 de setembro que trabalham com contraterrorismo. Segundo o jornal, apenas em Washington e arredores da cidade, "33 prédios e complexos de serviços de inteligência foram erguidos ou estão em construção" desde o atentado contra as Torres Gêmeas em 2001.
O jornal declarou que tanto o secretário de Defesa, Robert Gates, quanto o diretor da CIA, Leon Panetta, concordaram com as denúncias feitas pelas reportagens e teriam se mostrado preocupados com a ligação entre o governo norte-americano e empresas privadas.
Leia mais
-






