Diretor da NSA diz que agência testou rastreamento de localização de celulares

O diretor da NSA, general Keith Alexander, disse na última quarta-feira (2/10) que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA)

Atualizado em 03/10/2013 às 12:10, por Redação Portal IMPRENSA.

testou o recolhimento de dados de localização de telefone celular dos americanos.


Crédito:Divulgação Agência teria plano para rastrear localização de celulares nos EUA


De acordo com a Reuters, Alexander anunciou a uma comissão de Justiça do Senado a verificação da espionagem eletrônica do governo, a partir de amostras de dados que a NSA recebeu em 2010 e 2011, para testar a sua habilidade de lidar com os dados, mas que as informações não foram usadas para outros fins. "Isso pode se tornar um requisito futuro para o país, mas agora não é", acrescentou.


A coleta de dados de telefone e da Internet por agências de inteligência norte-americanas tem sido investigadas após o ex-agente da CIA, Edward Snowden, vazar informações, apontando que a vigilância é muito maior do que a maioria da população imaginava.


Membros republicanos e democratas do Congresso estão redigindo leis para limitar a coleta de dados e colocar as informações em acesso público. O senador democrata Patrick Leahy, presidente da comissão de Justiça, disse na audiência que trabalha em um projeto de lei para fortalecer o controle dos programas de vigilância do governo.


Leia também

- - -