Direção de Academia Paulista de Letras é reeleita para dois anos de mandato
Direção de Academia Paulista de Letras é reeleita para dois anos de mandato
A Academia Paulista de Letras (APL) reelegeu sua atual diretoria para o biênio 2009/2010. Por 29 votos (dentre os 37 votantes), foram reeleitos os acadêmicos José Renato Nalini (presidente), Anna Maria Martins (secretária-Geral), Antonio Penteado Mendonça (primeiro-secretário), Ada Pellegrini Grinover (egunda-secretária), Crodowaldo Pavan (primeiro tesoureiro) e Ignácio de Loyola Brandão (segundo tesoureiro).
Os acadêmicos José Pastore, Ignácio de Loyola Brandão, José Cretella Júnior e Hernâni Donato comandam, respectivamente, as Comissões de Contas, Bibliografia, Lexicografia e Publicações até dezembro de 2010.
De acordo com o presidente, José Renato Nalini, a reeleição significou o crédito de confiança dos acadêmicos na atual direção, que tem o propósito de dinamizar e abrir a APL à comunidade. "Aproximar a sociedade da APL é a tônica desta gestão", diz Nalini.
Ele informou também que em novembro do ano que vem a APL comemora cem anos, e o objetivo é restaurar sua sede, localizada no Largo do Arouche, em São Paulo, para que as instalações estejam funcionando perfeitamente para recepcionar a sociedade.
O projeto de recuperação da sede da Academia foi aprovado pelo Ministério da Cultura (MinC), com captação de recursos pela Lei Rouanet, e prevê a modernização da entrada principal da sede, com a instalação de um pequeno café para atender o público; reforma dos banheiros, com substituição hidráulica e troca dos pisos, além da restauração do auditório, que está sem teto por conta de uma infiltração de água.
De acordo com Nalini, "a restauração tem como prioridade aproximar a sociedade da APL, que, com seus ilustres acadêmicos e com uma biblioteca com acervo de mais de cem mil livros, pode oferecer muito culturalmente e intelectualmente para aprimorar o conhecimento e a educação dos cidadãos".






