Diplomata Geraldo Holanda Cavalcanti é eleito novo membro da ABL
Diplomata Geraldo Holanda Cavalcanti é eleito novo membro da ABL
Na tarde desta quarta-feira (2), por 20 dos 39 votos, a Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu o escritor e diplomata Geraldo Holanda Cavalcanti como novo dono da Cadeira 29, antes ocupada pelo bibliófilo José Mindlin, falecido no começo do ano.
| Divulgação | |
| Geraldo Cavalcanti |
Além de Cavalcanti, concorriam à vaga o advogado e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Eros Grau - segundo lugar, com dez votos; o ensaísta e diretor da Biblioteca Nacional Muniz Sodré, terceiro na eleição, com oito; e o músico e escritor Martinho Vila, que não recebeu qualquer voto. Além disso, um votante escolheu a opção em branco.
O presidente da ABL, Marcos Vinícios Vilaça, declarou que "a Academia teve constatada sua vitalidade com essa eleição, que movimentou não apenas o espaço interno, mas gerou expectativas na comunidade".
Para a Secretária-Geral da ABL, em exercício interino da Presidência, Ana Maria Machado, Cavalcanti "é um excelente crítico, bom poeta, prosador de mão cheia e em muito vai acrescentar à Academia. A ABL ganha um novo e excelente companheiro, um irmão", disse.
Leia mais






