Dilma Rousseff é eleita por The Guardian como uma das mulheres mais influentes na política
Dilma Rousseff é eleita por The Guardian como uma das mulheres mais influentes na política
Atualizado em 10/03/2011 às 10:03, por
Redação Portal IMPRENSA.
Dilma Rousseff é eleita por The Guardian como uma das mulheres mais influentes na política
O jornal inglês The Guardian elegeu a primeira presidente mulher do Brasil, Dilma Rousseff, como uma das mulheres mais influentes na política. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Guardian fez uma lista de 100 mulheres influentes que se destacaram nos campos da política, artes, ciência, direito, tecnologia.Em uma pequena biografia, o jornal fala da ascendência búlgara de Dilma e de sua infância de classe média em Belo Horizonte. Comenta que em sua adolescência alinhou-se ideologicamente ao socialismo e participou do movimento estudantil na faculdade. Integrou o grupo de guerrilha VAR-Palmares e sofreu tortura quando esteve presa, durante a ditadura militar.
Como presidente eleita, é descrita como "administradora dura e pragmática". Colocou mulheres para liderar nove de 37 ministérios em seu governo, um marco na historia do país. Prometeu diminuir a pobreza, manter estabilidade econômica, melhorar a saúde e educação no país e também melhorar a situação das mulheres, garantindo-lhes seus direitos. Destacaram uma das frases de seu primeiro discurso, após o resultado das eleições: "Eu gostaria que pais e mães olhassem nos olhos de suas filhas, hoje, e lhes dissessem: 'Sim, as mulheres podem'.".
O Guardian menciona também a mudança da opinião de Dilma durante a campanha eleitoral a respeito da legalização do aborto devido a pressões religiosas.
Dilma Rousseff figura na lista ao lado de grandes personalidades políticas como a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, e a ativista birmanesa Aung San Suu Ky.
Leia Mais






