Dilma escolheu a pessoa certa, diz Kotscho sobre Traumann na Comunicação

"Conheço o Thomas Traumann muito bem. É um cara sério, jornalista, repórter. Acho que escolheram a pessoa certa para o lugar certo"

Atualizado em 13/02/2014 às 14:02, por Danubia Guimarães,  Gabriela Ferigato e  Jéssica Oliveira.

"Conheço o Thomas Traumann muito bem. É um cara sério, jornalista, repórter. Acho que escolheram a pessoa certa para o lugar certo", afirmou Ricardo Kotscho, sobre a escolha de Dilma Rousseff para a pasta da Secretaria de Comunicação Social, antes comandada por Helena Chagas. A declaração foi feita durante entrevista para a edição março de IMPRENSA.

Kotscho completa 50 anos de jornalismo em 2014. No breve período em que deixou a reportagem, ele foi Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência (2003-2004), no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu amigo de longa data (conheceram-se durante o "Diretas Já", em 1984, quando foi assessor do petista nesta eleição).
Crédito:Jéssica Oliveira Kotscho recebeu a reportagem em sua casa Jornalista há meio século
Paulista, paulistano e são-paulino, Kotscho é repórter desde 1964. Ele já atuou em todas as mídias, exceto o rádio, e nos principais veículos da imprensa brasileira. Foi repórter, repórter especial, editor, chefe de reportagem, colunista, correspondente, diretor de jornalismo e, recentemente, tornou-se blogueiro.
"Leio todos os comentários do meu blog, um a um. De vez em quando, conforme o assunto leio de outros portais e blogs. E tô assustadíssimo com o nível da baixaria. Fico incomodado com o nível, que as pessoas podem chegar", diz. Experiente jornalista, para ele isso é o que existe de pior na internet. "É o lado ruim. não tenho dúvida. E não é nem quando a crítica é a mim. Se for uma crítica educada, eu publico", afirma ao explicar que não publica xingamentos, por exemplo.
Kotscho recebeu a reportagem em sua apartamento, na capital paulista. Bem à vontade, o repórter de 65 anos lembrou sua trajetória, contou histórias e bastidores da carreira e comentou assuntos da atual vida política do país. Veja mais na edição de março de IMPRENSA.