Diários Associados convidam funcionários para ato de Aécio Neves; sindicato repudia

Grupo de mídia enviou comunicado pelo sistema de correspondência interno da empresa (intranet).

Atualizado em 08/10/2014 às 14:10, por Lucas Carvalho*.

Atualizado às 17h

O grupo de mídia Diários Associados, proprietário do Estado de Minas , da TV Alterosa e outros veículos, encaminhou a seus funcionários um convite para uma caminhada em favor da candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República. Em nota, o sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais condenou a ação.
Crédito:Divulgação Grupo de mídia enviou convite para funcionários apoiarem candidato em caminhada
Segundo o blog de Ricardo Noblat, de O Globo , a mensagem foi encaminhada aos funcionários pelo sistema de correspondência interno da empresa (intranet) na última terça-feira (7/10). Um dia depois, o Diários Associados esclareceu o caso com uma nova mensagem, dizendo: "este espaço está aberto também para a divulgação de eventos que apoiam a candidata Dilma Rousseff por parte de funcionários das nossas empresas".
Crédito:Reprodução Mensagem foi enviada em sistema interno da empresa
Em nota, o Sindicado dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais afirma que "ninguém pode ser obrigado a participar de ato de campanha de nenhum candidato a cargo eletivo". "Qualquer tipo de pressão deve ser denunciada para que sejam tomadas as medidas jurídicas cabíveis para resguardar o direito ao voto dos eleitores. [...] Os Diários Associados não falam em nome dos trabalhadores. O voto dos mineiros é livre", declarou a entidade.

Em entrevista à IMPRENSA, o presidente do Sindicato, Kerison Lopes, disse que foi procurado pelos próprios funcionários do grupo que se sentiram "constrangidos" com o convite. "O que o Diários Associados fez é quase um assédio moral. Pressiona o jornalista a participar de um ato em que a empresa demonstra claramente apoiar um candidato. Eles extrapolaram todos os limites", afirmou.
Lopes afirma ainda que o Sindicato está a disposição dos jornalistas que quiserem apoio em possíveis ações jurídicas contra a empresa. Procurado por IMPRENSA, nenhum porta-voz do Diários Associados foi localizado para comentar o caso.

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves