Diário oficial cubano critica Google por bloqueio de ferramentas

Diário oficial cubano critica Google por bloqueio de ferramentas

Atualizado em 03/12/2009 às 17:12, por Redação Portal IMPRENSA.

O diário oficial do Governo de Cuba, o Juventud Rebelde , criticou a empresa norte-americana Google por bloquear várias de suas ferramentas para os usuários do país.

"Apesar de o Google ter um redirecionamento sob o domínio de Cuba (.cu), o Zeitgeist parece passar por cima do arquipélago caribenho ao oferecer seus resultados", afirma um texto da publicação, a qual é porta-voz do braço juvenil do Partido Comunista de Cuba. O trecho fala a respeito da suspensão do uso da ferramenta Zeitgeist, uma amostra das consultas e tendências de pesquisa expostas pelo Google.

De acordo com a agência de notícias Efe, o Juventud acrescenta que a empresa também bloqueia ferramentas como o Google Earth, Google Desktop Search, Google Code, Google Tollbar e Chrome.

"Parece que os cubanos não contam para o Google, que, segundo seus criadores, tem a intenção de possibilitar o acesso em massa à informação", destaca o Juventud Rebelde , mas sem citar as restrições impostas aos provedores de acesso à Internet da ilha.

"Não é a primeira vez, e certamente não será a última, que Google contradiz sua própria 'filosofia' e se soma ao bloqueio americano a Cuba, inclusive contra os pronunciamentos do presidente americano, Barack Obama, que disse estar comprometido para facilitar o acesso dos cubanos às novas tecnologias", acrescenta o artigo.

Para o jornal, Washington é o responsável pelo encarecimento de equipamentos tecnológicos pela ilha, o que dificultaria as melhorias na comunicação do país. Disse, ainda, que Governo dos EUA organizam "campanhas de desprestígio" contra a Cuba e fabricam "mercenários cibernéticos", em clara alusão a blogueiros contrários ao regime, como Yoani Sánchez, colunista da revista IMPRENSA .

Leia mais