"Diário Gaúcho" celebra suas cinco mil publicações com edição especial

Em tempos de crise na mídia impressa, nesta segunda-feira (09), um jornal do Rio Grande do Sul celebra um marco: 5 mil edições publicadas. Para celebrar o feito, o Diário Gaúcho saiu com uma edição especial, na qual conta histórias de leitores que tiveram sua vida impactada pela publicação.

Atualizado em 09/05/2016 às 18:05, por Alexandre Veloso*.

“Para ilustrar nossa relação com os leitores, nós buscamos nessa edição de número cinco mil relembrar casos antigos de pessoas que tiveram a vida influenciada de alguma forma pelo Diário Gaúcho ”, diz Carlos Etchichury, editor-chefe do jornal.

Crédito:Reprodução "Diário Gaúcho" chega à marca de 5 mil edições
É o caso do bailarino Gabriel Fernandes, que ganhou uma bolsa para estudar no Conservatório Brasileiro de Dança, no Rio de Janeiro, mas não tinha dinheiro para se manter na cidade. Depois de sua história ter sido contada no jornal, os leitores se mobilizaram através de uma corrente solidária e arrecadaram recursos suficientes para que o jovem pudesse se manter por um ano na capital fluminense.

Etchichury destaca que os moradores do Rio Grande do Sul têm uma ligação forte com o periódico - lançado no ano 2000 - em razão do perfil do jornal, ligado a questões da comunidade. Nesse tempo, o veículo sofreu apenas alterações pontuais, com exceção da mudança no projeto gráfico em 2015. “Foi uma evolução natural da espécie. O jornal ficou menos poluído e novas seções foram criadas, mas o DNA permanece o mesmo desde o início”.

O jornalista também chama atenção para as dificuldades que o segmento dos jornais impressos têm passado, mas confia na solidez do projeto. “Claro que nós enfrentamos essa crise, mas sempre fomos um jornal sólido e vitorioso. Hoje merecemos celebrar esse número expressivo que alcançamos apesar de todas as dificuldades do mercado”.


*Com supervisão de Thaís Naldoni