Dia mais triste do ano, Blue Monday é campanha publicitária

"Blue Monday" foi o nome dado à terceira segunda-feira de janeiro, considerada a data mais triste do ano. Porém, a ideia anunciadacomo fruto de pesquisa matemática é, na verdade, uma ação de marketing do canal de TV britânico Sky Channel.

Atualizado em 21/01/2014 às 19:01, por Redação Portal IMPRENSA.

dado à terceira segunda-feira de janeiro, considerada a data mais triste do ano. Porém, a ideia anunciada como fruto de pesquisa matemática é, na verdade, uma ação de marketing do canal de TV britânico Sky Channel.

Segundo a Exame, tudo começou com o estudo do psicólogo Cliff Arnall, da Universidade de Cardiff, no País de Gales, que chegou à uma equação que apontaria o dia mais melancólico do ano. Publicado em 2005, o cálculo levaria em consideração a meteorologia do período, as dívidas realizadas no Natal, a queda da motivação e uma crescente cobrança para realizar conquistas no ano que se inicia.

A pesquisa de Arnall não tem embasamento científico e foi feita por encomenda da anunciante. O artigo não foi publicado em nenhum jornal acadêmico, mas diretamente em um material de divulgação da Sky Travel. A ideia da marca era promover o desejo de viajar e estimular possíveis clientes a espantar a tristeza por meio do turismo.