Dia 10: Tutty Vasques e Joaquim Ferreira dos Santos no Marília Gabriela Entrevista
Dia 10: Tutty Vasques e Joaquim Ferreira dos Santos no Marília Gabriela Entrevista
O programa Marília Gabriela Entrevista deste domingo (10/04) recebe uma dupla carioca que tem o senso de humor como característica em comum: os jornalistas Tutty Vasques e Joaquim Ferreira dos Santos. Num bate-papo para lá de informal com Gabi, eles contam curiosidades sobre os bastidores do mundo das notícias, sempre colocando em voga a veia humorística em suas notinhas diárias e crônicas semanais sobre o cotidiano.
Tutty Vasques - ou Alfredo Ribeiro de Barros, como está indiscutivelmente registrado em sua carteira de identidade - abre o programa renegando a máxima que todo carioca é debochado. Com a genialidade de sempre, responde que Zé Simão é mais debochado do que ele e não é o “menino do Rio”. Ele conta também como, depois de anos de jornalismo sério, resolveu criar o Tutty, justamente para brincar com o noticiário underground sem perder a sagacidade e responsabilidade do repórter. “O melhor golpe de humor é quando a pessoa fica meio em dúvida”, avisa ele, exemplificando as inúmeras vezes que as pessoas se questionam sobre a veracidade da notícia.
Apaixonado incondicionalmente pelo Rio de Janeiro, o jornalista desconversa, mas admite delicadamente – em tom de brincadeira - que não gosta de São Paulo. “Eu não consigo entender essa cidade, apesar dos muitos amigos residentes aqui”. Segundo ele, o problema é que sempre se perde na metrópole. Mas a cidade maravilhosa também tem seus problemas apontados pelo fã. “Todo mundo mora a 200m de uma favela, a miséria é muito grande”, e ratifica que o Rio continua lindo, o problema é que “o carioca está desaprendendo a votar”.
E aproveitando a paixão pela terra de São Sebastião, Joaquim Ferreira dos Santos também entra em cena e confirma que ama sua cidade natal e diz acreditar que a crônica seja um gênero carioca. Não que os “coitados” que nasceram em outra cidade não possam ser bons cronistas, podem sim, mas - segundo ele -, os grandes cronistas que não são cariocas captam a leveza do Rio e transportam essa suavidade para os escritos.
E o “dono” da coluna “Gente Boa” tem essa leveza, até quando dá notinhas cruéis sobre celebridades. Por falar nelas, Marília Gabriela não perdeu a oportunidade e quis saber o porquê de tanto estardalhaço em torno do casamento de Ronaldinho. Ele explica que repercutiu tanto pelo fato de ser um jogador de futebol que foi casar num castelo longe da família e por toda a história de bastidores da noiva. É justamente isso que o leitor quer, “o olho crítico nas coisas sociais”, teoriza o jornalista.
Os dois jornalistas ainda se divertem com Gabi falando sobre lazer, livros, solidão, a temida crise dos 50, o boom metrosexual e mulheres.
Marília Gabriela Entrevista
GNT - Canal Globosat (NET/ Sky#41)
No ar domingo às 22hs.
Horários Alternativos: nas madrugadas de sábado para domingo às 3h30, terças às 21h30, nas madrugadas de terça para quarta às 4h, quartas às 16hs, quintas às 10hs, sábados às 10h30 e 15h.
Visite a sala de imprensa do GNT:
http://www.holofote.com/assessoriaDetalhes.php?idCliente=27






