Dez projetos jornalísticos brasileiros serão acelerados pelo Google
O Google divulgou no último dia 29 uma lista de dez empreendimentos jornalísticos brasileiros selecionados para participar do programa de aceleração conhecido como Google News Initiative (GNI).
Atualizado em 04/11/2020 às 18:11, por
Redação Portal IMPRENSA.
Até abril do ano que vem, os veículos receberão mentoria, treinamentos e workshops sobre modelo de negócio, levantamento de fundos, marketing e produto.
Crédito:Reprodução
Além disso, cada veículo receberá investimento inicial de US$ 20 mil e poderá apresentar suas propostas para potenciais investidores.
Em entrevista à Folha de São Paulo, Fabiana Zanni, gerente de parcerias e coordenadora do GNI Startup Lab no Brasil, explicou que o "programa é 100% brasileiro" e que ele surgiu da percepção de que o Google não tinha nenhum projeto focado no empreendedor de notícias.
Segundo ela, a ideia "não é ensinar o jornalista a fazer jornalismo". "As pessoas selecionadas já fazem melhor do que qualquer um seu trabalho, o que queremos é acoplar o elemento de empreendedorismo para que elas encontrem novas formas de distribuir conteúdo, se desenvolver melhor e criar modelos de negócio inovadores."
Os veículos que vão participar da iniciativa são especializados em diversos temas, como jornalismo de dados, ciência, questões de gênero, segurança pública e até lazer infantil.
Veja a lista de veículos selecionados: Agência BORI: conecta estudos inéditos de pesquisadores brasileiros a jornalistas.
Agência Tatu de Jornalismo de Dados: usa ferramentas e princípios do jornalismo de dados para a cobertura da realidade local de Alagoas.
Alma Preta: realiza reportagens, colunas, produções audiovisuais e ilustrações focadas na temática racial.
AzMina: usa comunicação, tecnologia e jornalismo para combater a desigualdade de gênero.
Fervura: plataforma de notícias e entretenimento dedicada à questão climática.
Galápagos Newsmaking: une tecnologia, prática educacional, e valores de inclusão para falar de regionalismo e diversidade.
MyNews: canal de noticias no YouTube com foco em análise e pluralidade de ideias.
Núcleo Jornalismo: produz investigações a partir de dados públicos.
Ponte Jornalismo: focado na cobertura de direitos humanos com foco em temas de segurança pública, justiça, racismo, gênero e sistema prisional.
São Paulo para Crianças: ajuda pais a brincarem com seus filhos, ampliando opções de lazer, gerando negócios para o turismo e aumentando o uso dos equipamentos públicos.





