Desrespeito à regra e redes sociais impedem sigilo em Cannes
Desrespeito à regra e redes sociais impedem sigilo em Cannes
Embora a organização do Festival Internacional de Publicidade de Cannes determine que os jornalistas não divulguem os vencedores dos Leões, os resultados vazam, informalmente ou nas coberturas de veículos especializados, e se propagam pelas redes sociais, em especial pelo Twitter. As cerimônias de entrega dos troféus acontecem todos os dias a partir das 19h30 (14h30, horário de Brasília), mas durante as coletivas de imprensa matinais os júris divulgam os ganhadores dos Leões e do Grand Prix.
Na lista dos vencedores entregue aos jornalistas há uma advertência: "Aviso de embargo - Os vencedores não podem ser publicados ou transmitidos em nenhum meio (incluindo impresso, TV, website, rádio, newsletter, blogs, twitter etc) até 21h30 (...)". Ainda assim, algumas redações burlam as regras e anunciam os vencedores antes da cerimônia oficial, como já aconteceu nos prêmios de Promo, PR e Direct Lions, hoje. Em muitos casos, a relação próxima entre jurados e jornalistas permite que o resultado vaze até mesmo no dia anterior. Em outros, os próprios membros do júri contam o resultado em seus twitters. Quando questionada se todos respeitam a regra do festival, Monika Barrau, da equipe de assessoria de imprensa do evento, responde "espera que sim", mas reconhece que é impossível rastrear aqueles que não o fazem. O Portal IMPRENSA recebe as listas, mas não publica os vencedores antecipadamente.
Ao todo, foram credenciados 482 jornalistas de 56 países. Do Brasil, cobrem o festival 82 jornalistas, a maior delegação. Na sequência, Italia (57), França (46) e Reino Unido (34).
O Portal IMPRENSA cobre, durante esta semana, as categorias de mídia e relações públicas do Festival Internacional de Publicidade de Cannes. A reportagem sobre o Media Lions será publicada no Caderno de Mídia, em julho, bem como a cobertura do Leão em Relações Públicas, na revista IMPRENSA. Acompanhe a cobertura em .






