Desde sua criação, papel da imprensa é de mediação social

Desde sua criação, papel da imprensa é de mediação social

Atualizado em 01/06/2010 às 15:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Internet, futuro das revistas e o papel da imprensa e da tecnologia foram os temas abordados no painel "O direito à informação como fundamento da cidadania: avanços e recuos" que teve a participção de Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação), Roberto Muylaert, presidente da Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas) e Fernão Lara Mesquita, conselheiro e acionista de O Estado de S. Paulo .

Getschko falou sobre o desenvolvimento da internet no Brasil, o grande crescimento de domínios ".com.br" e sobre a importância do fortalecimento da rede para a sociedade e para a difusão da informação. "Antes poucas pessoas sabiam usar um computador, mas hoje é uma coisa trivial como o telefone. É importante que os brasileiros estejam na internet, com banda larga ou estreita", brinca

As mudanças que a internet e a tecnologia trazem para a comunicação são muito grandes. Fernão Lara Mesquita falou sobre o papel histórico da imprensa: "A imprensa foi criada para mediar, ela existe e surge para fazer essa intermediação, falar o que os representantes estão fazendo e vice e versa". Porém, com a consolidação da comunicação em ambientes online, a situação muda um pouco. "Tudo que dependia de intermediário, perde sua função na internet", analisa Getschko.

Em meio a esse cenário em que a tecnologia e o digital roubam as atenções e fazem com que a imprensa clássica mundial tenha que ser repensada, Roberto Muylaert, destacou uma boa notícia para as revistas: a chegada dos e-readers. "Com eles, as qualidades da revista imprensa são somadas às possibilidades de complementos visuais para anúncios e para as próprias matérias. Isso é uma boa notícia, a tendência é que a gente tenha uma valorização do conteúdo e quem tem conteúdo tem jornalismo", avalia.

O III Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia é realizado pela Imprensa Editorial, com apoio da Souza Druz, GM, Rede Globo, Fiesp, OAB São Paulo, Cátedra Unesco e Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Leia Mais