Deputados europeus pedem que Hugo Chávez reveja fechamento de TVs a cabo

Deputados europeus pedem que Hugo Chávez reveja fechamento de TVs a cabo

Atualizado em 12/02/2010 às 08:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última quinta-feira (11), deputados do Parlamento europeu pediram à Venezuela que reveja a decisão de retirar do ar vários canais de TV a cabo. Em uma resolução, parlamentares também criticaram o presidente Hugo Chávez, por tentar cercear a liberdade de informação no país latino.

"Estas medidas têm o objetivo de controlar e amordaçar os meios de comunicação, e também cercear os direitos democráticos de liberdade de expressão e informação", disse um dos deputados do Parlamento.

Na sessão parlamentar, os deputados se mostraram críticos às recentes iniciativas governamentais de Chávez, por tentar "debilitar a oposição democrática e restringir os direitos e liberdades dos cidadãos". Os políticos também cobraram investigação nas mortes de dois estudantes venezuelanos, durante protestos contra o governo em Mérida.

Por decisão da Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel), seis canais de TV a cabo, incluindo a RCTV, foram tirados do ar no fim de janeiro. A decisão foi motivada por desobediência à nova lei local, que exige que os canais transmitam os discursos do presidente. Três emissoras obtiveram autorização e voltaram a funcionar. A RCTV, de linha crítica a Chávez, permanece fora do ar. A informação é da agência AFP.

Leia Mais

-