Deputados do RJ estudam criação de Conselho de Comunicação vinculado ao Poder Público

Deputados do RJ estudam criação de Conselho de Comunicação vinculado ao Poder Público

Atualizado em 29/10/2010 às 17:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Começou a tramitar, nesta semana, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, um projeto de lei que cria um Conselho de Comunicação Social para orientar e acompanhar a atuação dos meios de comunicação locais.
Divulgação
Paulo Ramos (PDT)
O projeto, de autoria do deputado Paulo Ramos (PDT), prevê o estabelecimento de um conselho de 23 pessoas, seis delas oriundas do poder público.
A representação sindical dos jornalistas no estado, seguindo o posicionamento da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), e apoia a criação do Conselho. "Não se trata de um controle público, mas da sociedade civil, com jornalistas e empresas no conselho", disse a presidente do sindicato, Suzana Blass, informa o jornal O Estado de S.Paulo .
A criação de conselhos com poder deliberativo faz parte das diretrizes da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em dezembro de 2009 por iniciativa do governo federal.
Além do Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Piauí, Minas Gerais, Ceará, e Mato Grosso estudam projetos com o mesmo intuito. No caso do Ceará, a criação do conselho já recebeu o aval dos deputados e aguarda a sanção do governador Cid Gomes (PSB).

Leia mais