Deputados do Rio e do Ceará declaram apoio à PEC do Diploma
Deputados do Rio e do Ceará declaram apoio à PEC do Diploma
A dois da possível votação do relatório da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 386/09 - que tem como objetivo restabelecer a obrigatoriedade do diploma de ensino superior para exercício do Jornalismo - na Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara dos Deputados, parlamentares das bancadas do estados do Rio de Janeiro e do Ceará declararam apoio à PEC.
| Agência Brasil | |
| Mauricio Rands (PT-PE) |
No estado do Ceará, na última quinta-feira (29), o deputado Vicente Arruda (PR), único integrante da bancada cearense na comissão que ainda não tinha se posicionado sobre a Proposta elaborada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), anunciou que votará pela aprovação do relatório. Com a decisão, Arruda junta-se aos deputados Ciro Gomes (PSB), Mauro Benevides (PMDB), José Guimarães (PT), Chico Lopes (PCdoB), Pastor Pedro Robeiro (PR) e Léo Alcântara (PR), segundo informa a representação patronal da categoria dos jornalistas no estado.
Conforme apuração do Portal IMPRENSA, o relatório da PEC só entrará em votação caso ocorra a inversão de pauta da Comissão, que mudaria a prioridade dos temas a serem votados. Calcula-se que existam ao menos vinte temas à frente da PEC do Diploma.
Ainda na quarta, na parte da tarde, o ministro Gilmar Mendes, que preside o Supremo Tribunal Federal (STF), receberá o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), o deputado Maurício Rands (PT-PE), e a deputada Rebecca Garcia (PP-AM), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma.
A expectativa dos deputados favoráveis à aprovação da PEC é que seu relatório seja aprovado na manhã de quarta para que os parlamentares que serão recebidos por Mendes tenham o apoio potencial da Câmara para argumentar uma nova análise da decisão do STF, que determinou como sendo inconstitucional a demanda por diploma em Jornalismo para exercício da profissão.
Leia mais






