Deputados do Amapá votam criação do Dia Estadual da Liberdade de Imprensa
Deputados do Amapá votam criação do Dia Estadual da Liberdade de Imprensa
Na próxima terça-feira (12), a Assembleia Legislativa do Amapá deve votar, em sessão ordinária, um projeto de lei do deputado estadual Paulo José (PR) que institui no calendário de eventos do estado o Dia Estadual da Liberdade de Imprensa.
A data deverá ser comemorada no dia 12 de março, em homenagem à jornalista Simone Teran - falecida há sete anos em um naufrágio ocorrido na região do Vale do Jari. Na ocasião, ela chegou a filmar parte do acidente do qual foi vítima. Para o deputado, a tragédia mostra a situação dos profissionais da região.
"A imprensa é a instituição mais importante quando o estado de direito é respeitado em uma nação. Ou seja, o termômetro de uma democracia é a imprensa. Por isso, queremos homenagear essa honrosa categoria no Amapá por meio da nossa saudosa Simone Teran", declarou o parlamentar.
Ele acredita que a data servirá também para a categoria refletir sobre o próprio trabalho. "É preciso se discutir, sim, não apenas os acertos e os avanços. Os erros e os exageros cometidos também têm que ser debatidos", afirmou. Segundo o site Chico Terra, a matéria seria apreciada nesta segunda-feira (11), mas foi adiada por conta do falecimento da mãe de Paulo José.






