Deputado venezuelano nega intenção do governo de criar lei de controle à internet

Deputado venezuelano nega intenção do governo de criar lei de controle à internet

Atualizado em 19/02/2010 às 09:02, por Redação Portal IMPRENSA.

O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação da Assembleia Nacional venezuelana, deputado Manuel Villalba, negou a intenção do governo em criar um projeto de lei para regular a internet no país. Reportagem recente, publicada pelo jornal El Nacional , alertava sobre a possibilidade do presidente Hugo Chávez sugerir uma lei para limitar o uso da rede mundial de computadores pelos venezuelanos.

No projeto de lei, o governo estabeleceria um ponto único às informações publicadas na internet, vetando críticas. "Todas as mensagens deverão passar por esse filtro estatal", pontuou a reportagem do El Nacional .

As redes sociais, como o Twitter, têm sido amplamente utilizadas como forma de embate entre opositores e aliados de Chávez. Internautas rechaçam a decisão do governo em suspender por tempo indeterminado a RCTVI. Para Villalba, porém, a web é colocada "a serviço da maldade, dos interesses mais vulgares e bastardos, de grupos que não aceitam o processo de mudança e transformação do país".

O deputado oficialista diz ainda que os rumores sobre as restrições à internet têm intenção de "gerar pânico, temor na população venezuelana e fazer as pessoas acreditarem que o governo nacional quer cercear a liberdade de expressão e pensamento no país".

Leia Mais

-