Deputado José Genoino (PT) critica cobertura da imprensa e acusa "parcialidade"
Deputado José Genoino (PT) critica cobertura da imprensa e acusa "parcialidade"
Em Brasília (DF), o deputado José Genoino (PT), um dos palestrantes da 5ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, criticou, nesta terça-feira (4), a cobertura dos meios de comunicação em relação ao Congresso Nacional e a política brasileira.
| Agência Câmara | |
| José Genoino (PT) |
Na avaliação de Genoino, não existe imparcialidade ou neutralidade por parte da imprensa, a qual, em determinadas situações, age pela promoção de interesses próprios.
"A mídia funciona hoje no mundo como uma espécie de "Príncipe" [de Maquiavel] eletrônico. Ela é portadora de valores, interesses e de uma engenharia. Por isso que não tem esse negócio de imparcial e neutro. Ela é um agente político. Ela tem interesses e espaço", afirmou segundo informações de O Globo .
Indagado sobre o acompanhamento da imprensa a respeito do trabalho do legislativo, o deputado voltou a indicar suposta parcialidade.
"Quando eu critico a cobertura da imprensa no Congresso Nacional é porque eu acho que ela é parcial. Ela é espetacular. Ela não dá todos os elementos para o cidadão acompanhar um projeto de lei, que mexe com a vida das pessoas", avaliou.
Em reação às críticas de Genoino, o vice-presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Sidnei Basile, defendeu a autorregulamentação da imprensa.
"O que me parece relevante é que nós desenvolvamos um regime de autorregulamentação para assumirmos o compromisso de não misturar opinião com notícia", ressaltou.
A presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Judith Brito, também presente no evento, disse que ser favorável à autorregulamentação.
Leia mais






