Depois de dois anos, TV Cultura reativa cargo de ombudsman com Ernesto Rodrigues
Depois de dois anos, TV Cultura reativa cargo de ombudsman com Ernesto Rodrigues
A partir da próxima segunda-feira (28), a TV Cultura terá um novo ombudsman: o jornalista Ernesto Rodrigues. Como parte do trabalho, ele assinará uma coluna semanal no site da emissora e comentará diariamente a programação. É possível que, num segundo momento, o jornalista ganhe um espaço na TV.
Para avaliar o conteúdo dos programas da emissora, Rodrigues levará em conta os seguintes parâmetros: relevância para o exercício da cidadania; importância cultural e artística; credibilidade e interesse público das informações; equilíbrio e independência jornalística; potencial de entretenimento; utilidade comunitária; virtuosismo técnico; e adequação dos formatos à linguagem de televisão aberta.
Ele terá total autonomia e liberdade de expressão e não ficará instalado na sede da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura, em que trabalham as equipes responsáveis pelo conteúdo da emissora. Seu contato com a programação será o mesmo do telespectador; ele assistirá aos programas somente quando eles forem ao ar.
"Defenderei uma programação que tenha qualidade, diversidade e integridade cultural e editorial. Também terei a preocupação de ajudar para que o conteúdo da TV Cultura alcance, cada vez mais, um número maior de telespectadores", explica o jornalista.
Rodrigues analisará e fará comentários sobre a programação jovem e adulta. A faixa diurna - que reúne quase 12 horas diárias dedicadas à criança -, também será objeto de análise crítica regular e independente do ombudsman, que contará com a assessoria exclusiva de um comitê de especialistas em direitos da infância, pedagogia e comunicação.
A TV Cultura é a única emissora de TV aberta do país que possui um ombudsman. Entre 2004 e 2006, o cargo era ocupado pelo jornalista Osvaldo Martins. Segundo Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura, a emissora quer ouvir seu público. "O novo ombudsman servirá de porta-voz e também terá a missão de garantir, do ponto de vista do telespectador, o cumprimento dos estatutos da fundação", afirmou.
O contrato do ombudsman será de dois anos, renovável ao final do primeiro ano. Sua atuação não será submetida a qualquer tipo de interferência ou supervisão por parte do comando editorial, de conteúdo e administrativo da TV Cultura.
O jornalista Ernesto Rodrigues começou sua carreira em 1980, como repórter do jornal O Globo , e passou pela redação do Jornal Brasil e das revistas IstoÉ e Veja . Em 1986, começou a trabalhar no jornalismo da TV Globo, onde foi editor do "Jornal da Globo" e do programa "Globo Repórter", chefe de redação da Globo SP, chefe da sucursal da Globo em Londres, diretor-executivo do "Fantástico" e editor-executivo do "Jornal Nacional".
Leia mais






