Departamento de Justiça dos EUA revê oferta da Microsoft pelo Yahoo!

Departamento de Justiça dos EUA revê oferta da Microsoft pelo Yahoo!

Atualizado em 01/02/2008 às 18:02, por Redação Portal IMPRENSA.

O Departamento de Justiça dos EUA irá rever os pontos da regulação antitruste relacionados à oferta de quase US$ 45 bilhões da Microsoft pelo Yahoo! anunciada nesta sexta-feira, 1º de fevereiro.

A porta-voz do Departamento de Justiça, Gina Talamona, afirmou o interesse da divisão antitruste em examinar os efeitos competitivos da transação. A supervisão judicial sobre a força de mercado da Microsoft, que começou em 2002 após um acordo antitruste, foi ampliada em 18 meses por um juiz federal.

Segundo o presidente da comissão, o senador democrata Herb Kohl, o Subcomitê Antitruste do Senado também faria um exame da fusão. "Teremos de examinar a operação cuidadosamente para assegurar que ela não causará qualquer dano à competitividade do que tem sido um vibrante mercado de alta tecnologia, e não causará impacto negativo sobre os direitos de privacidade dos usuários da internet".

Kohl comparou a oferta da Microsoft pelo Yahoo! à proposta de compra da empresa de corretagem de anúncios online DoubleClick pelo Google, analisada pelo Subcomitê em novembro de 2007. E pediu que a Federal Trade Commission tenha cautela na revisão do possível acordo Microsoft-Yahoo!.

Com informações da Dow Jones.