Denúncia de propina leva jornalista a processar blog gaúcho

Denúncia de propina leva jornalista a processar blog gaúcho

Atualizado em 02/07/2008 às 13:07, por Julia Baptista/Redação Revista IMPRENSA.

Por

O blog de política , do Rio Grande do Sul, está sendo processado pelo jornalista e colunista Polibio Braga, também blogueiro, por calúnia, injúria e difamação. O processo foi movido no nome de Walter Valdevino, integrante do blog. "Como os dois processos abertos pelo senhor Polibio Braga contra mim estão em fase de 'conclusão ao juiz' e, portanto, não tive acesso a eles, não sei exatamente do que se trata", disse Valdevino. No sábado, dia 28, Braga entrou com uma ação na 18º Vara Cível do Foro Central de Porto Alegre. O pedido foi indeferido no dia seguinte, e Braga recorreu. Ele pede uma indenização de R$ 950.

Braga teria processado o blog em razão da publicação de um post, em 25 de junho, no qual o jornalista Rodrigo Álvares, criador e integrante do Nova Corja, revelou que alguns colunistas da região - entre os quais o próprio Braga - estariam recebendo de instituições públicas uma verba para que não revelassem nenhuma irregularidade dos governos municipal e estadual.

Uma fonte não identificada teria revelado o esquema aos blogueiros por e-mail. "Existe quase que uma máfia dos 'jornalistas de opinião', que pressiona esses órgãos e entidades a anunciar. Se um deles ousar comprar espaço em apenas um site, corre o risco de ver seu nome na lama pelos demais. Qualquer gerente de marketing sabe disso e tenta não correr o risco", diz o e-mail.

"O site do senhor Polibio, assim como de vários outros jornalistas gaúchos, possui anúncios pagos de entidades como Banrisul e Assembléia Legislativa. Segundo comenta a fonte, "anunciar não garante que os caras falem bem, só que não falem mal". Esse é o sentido do post. "Não sei se o sr. Polibio, jornalista e advogado, está plenamente consciente disso, mas está cometendo erros jurídicos primários e, pior ainda, não está se dando conta de que tudo o que fazemos é público e irá para a internet", complementou Walter.

Procurado pela reportagem, Braga afirmou que não sabia nada sobre o assunto, mas voltou atrás. "Estou movendo o processo. São calúnias e difamações feitas a mim em nível penal, que não considero crime de imprensa", ressaltou ele.

Reprodução
Boletim de Ocorrência registrado por Rodrigo Álvares contra Polibio Braga por ameaça

Na sexta-feira, dia 27, Álvares recebeu uma mensagem de Braga no seu e-mail pessoal, em que este pede o endereço e o telefone do jornalista para que pudesse lhe mandar um livro. Álvares negou o pedido. Então, Braga teria lhe enviado uma outra mensagem, dizendo que o encontraria e que sabia onde ele havia morado e trabalhado.

"Esse [Álvares] é fugitivo, eu não consigo encontrá-lo. Então, fiz uma pesquisa e identifiquei o senhor Walter Valdevino como responsável pela publicação", revelou Braga. O caso foi parar na delegacia. Na última segunda-feira, Álvares registrou um boletim de ocorrência em uma delegacia de São Paulo (SP) por ameaça.