Dennis Viañez se consolida no mundo da caricatura tornando hobby em profissão
Mesmo começando tarde, o estudante de publicidade da ESPM, Dennis Viañez (20) está há seis anos buscando seu espaço. Iniciou a carreira comocaricaturista aos 14 anos desenhando colegas e professores na escola.
Desde pequeno Dennis tem gosto pela arte. Fazia desenhos simples foi folheando um livro de caricaturas de políticos de seu pai que o jovem tomou gosto pela caricatura. Começou copiando os desenhos. Depois passou a criar suas próprias imagens. Seus desenhos têm a influência de Marcelo Ppaghinel, dono da “Karicaturando”, maior empresa de caricaturas de SP. “Eu o conheci em um evento e comecei a observar seus traços”.
Crédito:Dennis Viañez
Além da caricatura, o estudante, que leva a profissão como uma atividade paralela aos estudos, também faz outro tipo de arte, como o desenho a carvão, onde foi nfluenciado por Adilson, um grande amigo de seu pai do interior de Capitólio (MG). “Ele faz os melhores desenhos que eu vi na minha vida, me inspirei muito em sua técnica e seus traços. Ele tem uma forma de desenhar que eu uso até hoje. Adilson visualizava o desenho na folha antes de começar, fazia um traço simples e depois aperfeiçoava. Eu me aproveito dessa técnica em todas as minhas produções”, afirma Dennis.
Viañez classifica seus trabalhos como originais. Apesar de observar outros artistas, conta que desenvolveu suas próprias formas de trabalho e traços. O estudante conta que nunca fez nenhum tipo de curso para aperfeiçoamento de sua arte, por já ter certa habilidade para o desenho. “Sempre observei grandes artistas e tentava fazer igual, até pegar o jeito e criar no meu estilo”. Entretanto, o estudante, julga ser essencial a leitura de livros e a participação em cursos para aprender de uma forma mais profissional ou até para aperfeiçoar seu trabalho.
Suas caricaturas levam de 5 a 40 minutos para ficarem prontas. “Uma simples eu faço em cinco minutos, mas uma mais elaborada e colorida pode levar até 40 minutos”, completou. Já o desenho a carvão, que é mais realista, demanda uma hora ou até dias.
Com a criação de seu site, “Dennis Caricaturas”, o jovem faz caricaturas para divulgação ao menos uma vez por semana. Além disso, possui páginas próprias nas redes sociais. No Facebook, sempre sorteia uma caricatura por mês entre as pessoas que curtem a página. ”Isso dá uma movimentada, coloco novidades sobre artes e divulgo meu trabalho”. Durante a semana, aproveita para estabelecer contatos e fechar os eventos do fim de semana, que são sua maior fonte de renda. O caricaturista acredita que originalidade, imaginação e criatividade são as características essenciais para se tornar um bom caricaturista.
Serviços:
Site: http://www.denniscaricaturas.com.br/
Twitter: https://twitter.com/#!/DenCaricaturas
Facebook: https://www.facebook.com/denniscaricaturas
Escritório na Rua Nova Jerusalém, 741 - Tatuapé.
Telefone para contato: (11) 77173778
* Com supervisão de Vanessa Gonçalves.





