Delegações de 21 países discutem liberdade de imprensa das Américas em encontro da AIR

Na manhã desta terça-feira (15/10), delegações de 21 países das Américas relataram a situação de liberdade de imprensa em seus países d

Atualizado em 15/10/2013 às 18:10, por Maurício Kanno.

Na manhã desta terça-feira (15/10), delegações de 21 países das Américas relataram a situação de liberdade de imprensa em seus países durante a 43ª Assembleia Geral da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR). Também participam do evento representantes Panamá, Guatemala, El Salvador, Colômbia e Estados Unidos.


As nações apontadas com o cenário mais crítico em relação à censura foram Venezuela, Argentina e Equador.


À tarde, cerca de 60 representantes se reuniram em comitês para analisar resoluções a serem deliberadas e anunciadas pela entidade na quarta-feira (16/10). Na quarta, também devem ser eleitos novos presidente e diretores da AIR.

O provável presidente, considerando a concordância da maioria e a falta de outro candidato, é o advogado Alexandre Jobim, vice-presidente de relações institucionais do grupo RBS; conselheiro da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), anfitriã do evento no Brasil; e presidente do comitê jurídico da AIR.

Em 2012, Jobim chefiou missão da entidade para verificar in loco a situação da imprensa na Argentina.