Defensoria Pública pede que RedeTV! deixe de exibir programa no formato "quiz"

Defensoria Pública pede que RedeTV! deixe de exibir programa no formato "quiz"

Atualizado em 15/09/2008 às 14:09, por Redação Portal IMPRENSA.

A Defensoria Pública do Distrito Federal entrou com uma ação pedindo à RedeTV! e à produtora Interactv a suspensão imediata da transmissão do programa "Hyper QI", exibido diariamente pela emissora com o objetivo de realizar um "concurso cultural" entre os telespectadores.

Segundo a Defensoria, a atração "vem lesando vários consumidores em todo o Brasil" ao pedir que os telespectadores liguem para um número de telefone específico para supostamente concorrer a prêmios.

"O objetivo do programa é sempre o mesmo: convencer o telespectador a efetuar uma ligação para um número de celular de Curitiba [capital do Paraná] a fim de concorrer a prêmios em barras de ouro após a participação em um 'questionário cultural'. No entanto, não há qualquer menção ao número de respostas ou de acertos que devem ser obtidos para que se possa concorrer aos prêmios. Os apresentadores apenas dizem que é necessário que seja respondido o 'questionário cultural' para que o telespectador possa 'entrar ao vivo' e responder aos desafios", diz a ação movida pelo órgão público.

Os defensores públicos Alexandre Gianni e Antônio Carlos Cintra, autores da ação, alegam que muitos telespectadores passam pelo menos trinta minutos respondendo às perguntas do "questionário cultural" sem serem esclarecidos sobre as regras do jogo, e que eles não são informados das taxas cobradas ou do custo da ligação.

"Com isso, muitos consumidores acabam tendo uma grande surpresa aos receber suas contas telefônicas e perceber que foram gastos mais de cem reais apenas com ligações para o programa", afirmou a Defensoria.

Leia mais