Defensoria e entidades argentinas lançam guia de comunicação LGTBI
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica} Depois de os jornalistas brasileiros ganharem um manual de comunicação LGBTI
Depois de os jornalistas brasileiros ganharem um (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais) para auxilia-los na produção de conteúdo relacionado ao assunto, foi a vez dos argentinos receberem a sua versão.
Crédito:Reprodução Defensoria Pública
A Defensoria Pública dos Serviços de Comunicação Audiovisual da Argentina, órgão ligado ao governo federal, criou um guia sobre o tema, em parceria com especialistas e movimentos sociais que lutam pelos direitos LGBT no país. As informações são do site Novo em Folha.
O guia traz informações sobre o tratamento adequado de temas relacionados a identidade de gênero, orientação sexual e intersexualidade.
E também reúne diretrizes para as formas de tratamento aos grupos minoritários para que tenham maior representatividade no noticiário.
O documento ainda orienta os jornalistas sobre que pronomes utilizar, as terminologias corretas e o respeito à autodeterminação.
Ao fazer o anúncio, a Defensoria afirmou que o guia foi um trabalho desempenhado por um grupo de pessoas que participaram nas várias reuniões para discutir o tratamento da mídia e avançar no desenvolvimento de orientações e recomendações para se fazer uma comunicação com uma abordagem de respeito, defesa e disseminação dos direitos das pessoas LGBT.
Confira a íntegra do guia .
Leia mais






