Debate na TV Câmara discute a lei de reserva de mercado à produção nacional
Debate na TV Câmara discute a lei de reserva de mercado à produção nacional
Na próxima quinta-feira (20), o programa Ver TV, apresentado pelo jornalista Lalo Leal, da TV Câmara, promove um debate sobre a lei de reserva de mercado da TV Pública para a produção nacional.
A discussão contará com a presença do ilustrador Maurício de Sousa, de Ale Machado, representante da Associação Brasileira de Cinema de Animação e do autor do projeto, o Deputado Federal Vicentinho, do PT.
A lei é direcionada, principalmente, às redes de televisão que veiculam, em boa parte de sua programação, desenhos animados estrangeiros em quase sua totalidade.
Na ocasião, o Deputado Vicentinho afirmou que o projeto de lei está em discussão com as mais diversas áreas que envolvem a produção nacional de animação, para a possibilidade de mudanças necessárias para se adequar da melhor forma ao mercado.
Mauricio de Sousa acredita que uma lei de defesa de mercado não será uma solução viável caso não haja um direcionamento de verbas de incentivo que venha junto com sua implantação. "Pretendemos ganhar o mercado pela qualidade e não exatamente pela quantidade de animações veiculadas", completa.
A lei em questão define a aplicação de percentagem de 10% ao ano até atingir 50% de toda veiculação nas emissoras, mas não deixa explícito se é por tempo de exibição ou por títulos produzidos.
Leia mais:






