Debate da Conferência Ethos 2008 discute a relevância da interdependência
Debate da Conferência Ethos 2008 discute a relevância da interdependência
Na mesa redonda "Ética da sustentabilidade: compromisso com a sociedade", realizada nesta quarta-feira (28), na 10ª edição da Conferência Internacional Ethos 2008, participaram Georg Kell - chefe executivo do Pacto Global das Nações Unidas -, e Mario Sergio Cortella - filósofo, mestre e doutor em educação pela PUC-SP.
A discussão girou em torno dos valores presentes em nossas relações com outros indivíduos e com o meio ambiente, e se tais valores são suficientes para promover o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Com intermediação de Simon Zadek - presidente da AccountAbility - os três concordaram que a interdependência e a prática de virtudes como compaixão, cooperação, amor e respeito são condições inprenscindíveis para a preservação da vida.
Cortella afirmou que, em dez anos, a hegemonia econômica mundial será de povos que acreditam na reencarnação, como chineses e indianos. "A lógica econômica vai mudar. Pela primeira vez teremos uma percepção não ocidental e não cristã do mundo. Como conseguiremos, por exemplo, vender um seguro de vida a um hindu?", indagou.
Respondendo à questão de Cortella, Kell afirmou que "não faz diferença de onde viemos, mas que todos temos inspirações semelhantes e queremos melhorar nossas condições. Acredito que o desejo de paz, cooperação e tolerância está em nós. A ONU (Organização das Nações Unidas) foi fundada a partir dessa premissa".
Ele acrescentou que todas as pessoas que acreditam nesses conceitos não estão sozinhas, e que hoje a interdependência é fundamental para entendermos o mundo. "Nunca antes na humanidade empresas e nações dependeram tanto umas das outras. E isso chamamos de mercado global. Somos totalmente interdependentes; ao mesmo tempo que isso nos dá oportunidades de expansão e acesso, nos torna vulneráveis. Um erro em qualquer lugar pode ter um efeito cascata", disse.
Ambos ressaltaram que os valores e necessidades dos que não têm poder serão ouvidos somente se as diferenças diminuírem. Eles reconhecem que a classe média e o países emergentes - que crescem cada vez mais no mundo - têm todo a razão de quererem seu lugar no planeta. "Mas o planeta Terra tem limites, e é preciso cuidar", disse Kell.
Cortella citou uma frase lembrada por Karl Marx: "Tudo que é humano não me é estranho". Para ele, é necessário defender não a tolerância, mas o acolhimento. "Porque tolerar significa que eu admito que você exista. E acolher significa que eu te recebo em mim porque você é um outro eu".
A Conferência Ethos 2008 é um evento promovido pelos Instituto Ethos, realizado pelo pelo UniEthos em parceria com o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Banco de Eventos, Movimento Nossa São Paulo, Rede Brasileira do Pacto Global e São Paulo Turismo. O evento acontece entre os dias 27 e 29 de maio, no Centro de Eventos Anhembi, em São Paulo.






