De olho no futuro
De olho no futuro
Desde 2001, o Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, já investiu cerca de R$ 200 milhões em educação e cultura no Brasil. São diversos programas que tem como objetivo a inclusão digital, o aprendizado tecnológico e o desenvolvimento social. "A idéia dos projetos é transferir a expertise que a Oi tem nas áreas de novas tecnologias pra área social e através disso proporcionar a auxiliar no desenvolvimento social", Samara Werner, diretora de Educação do Oi Futuro. Entre os projetos podemos destacar:
NAVE
O Nave é resultado de uma parceria firmada entre o Oi Futuro e a Secretaria de Estado de Educação. O NAVE capacita jovens para novas tecnologias do mundo contemporâneo e irá prepará-los para exercer profissões modernas como, por exemplo, roteiristas, programadores, designers e gestores para atuar com TV digital, internet, celular e jogos eletrônicos. O NAVE tem capacidade para atender em período integral até 600 alunos. Este ano, 176 alunos foram admitidos e, em 2009, outros 140 alunos ingressarão na escola. "No programa estamos com ensino médio, 15 a 19 anos e estamos utilizando essas novas tecnologias que falam a linguagem dos jovens pra melhorar a qualidade de ensino de jovens, usando games pra ensinar, roteiros digitais. Estamos introduzindo as ferramentas que fazem parte do universo do jovem no processo educacional", explica Samara Werner.
Tonomundo
O projeto Tonomundo criou uma metodologia de ensino por meio da informática e forma professores para transferir o aprendizado para crianças de escolas públicas brasileiras. O objetivo é incentivar alunos e professores a criar projetos sociais locais com uso das ferramentas virtuais. Hoje, o programa integra as cerca de 600 escolas públicas que participam do projeto em uma comunidade virtual de aprendizagem, beneficiando mais de 650 mil alunos e 7 mil professores e este ano chegou a Moçambique. Através de uma parceria com a Soico TV, o programa será implantado em quatro escolas públicas de Maputo, capital moçambicana.
Novos Brasis
O Novos Brasis estabelece, anualmente, parcerias com projetos desenvolvidos por organizações do Terceiro Setor. O programa tem como foco o desenvolvimento de soluções sociais que aplicam as tecnologias da informação e da comunicação em comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Em 2009, o Novos Brasis apoiará 13 projetos, em 7 estados brasileiros. Desde 2004, o Novos Brasis investiu quase R$ 6 milhões, beneficiando mais de 40 mil pessoas com 60 projetos que já se tornaram realidade. A construção de tecnologias sociais é uma das metas do Novos Brasis. Educação à distância, produção de software, o uso social do celular e a formação e fortalecimento de redes de conhecimento são exemplos de projetos já apoiados pelo programa.
Leia mais:
Textos
-
-
-
-
-
-
Áudios
-
-
Imagens
-
-






