David Bowie protesta contra decisão da BBC de fechar emissora de rádio para reduzir custos

David Bowie protesta contra decisão da BBC de fechar emissora de rádio para reduzir custos

Atualizado em 03/03/2010 às 17:03, por Redação Portal IMPRENSA.

O anúncio de que a rede britânica BBC vai fechar as emissoras de rádio encerradas serão a digital "6 Music" e a BBC Ásia Network para diminuir custos levou os músicos David Bowie e Mark Ronson a protestarem.

Conhecida por dar espaço a grupos de rock e pop alternativos e menos conhecidos e com uma audiência semanal de 700 mil ouvintes, a Rádio 6 da BBC se descreve como estação que "reúne a vanguarda de hoje e a música ícone e inovadora dos últimos 40 anos".

Segundo a agência de notícias Reuters, com o fechamento da emissora a BBC pretende redirecionar cerca de 600 milhões de libras (890 milhões de dólares) para conteúdos de qualidade mais alta, como jornalismo, dramas e comédias britânicos.

Em seu site, Bowie criticou a decisão e afirmou que "a 6 Music mantém vivo o espírito de radialistas como John Peel [DJ de rádio entre os anos 1960 e 2004 que promovia música alternativa], e seria uma grande pena que artistas novos perdessem a estação".

Já o produtor musical Mark Ronson disse que a emissora "atende ao público que aprecia o tipo de música obscura que não costuma ser transmitida nas rádios voltadas ao grande público."

A dupla eletropop La Roux também se manifestou, dizendo que se 6 Music for fechada, "perderemos nossa fé na indústria da rádio. Por favor não a fechem. É a única estação de rádio que conseguimos ouvir sem desligar a cada cinco minutos. Por favor".

Uma página no Facebook, intitulada "Salve a BBC 6 Music", já tem quase 90 mil membros. "Não existe nenhuma outra rádio remotamente comparável à 6 Music em termos de escala ou profundidade de divulgação de música nova", disseram Geoff Taylor, executivo-chefe da BPI, o organismo que representa a indústria musical britânica, e Alison Wenham, diretora da Associação de Música Independente.

Leia mais