Daniel Castro e Marcelo Meira

Daniel Castro e Marcelo Meira

Atualizado em 15/09/2010 às 09:09, por Karina Padial e  da reportagem.

Daniel Castro, crítico de TV do R7

"Sem dúvida o crescimento da Record se deve aos investimentos pesados que foram feitos em produção de telejornalismo, dramaturgia. O SBT, no entanto, sempre teve a postura de ser o vice e não querer ameaçar a Globo, conseguiu isso só muito eventualmente com alguns programas como 'Casa dos Artistas'. A Record estabeleceu um projeto, que inclusive era mais ambicioso, de ser a Globo e a estratégia foi justamente de clonar a programação da concorrente, mas não deu muito certo. A Record, em 2005, não tinha nem estúdio de novela, hoje ela tem uma central, o RecNov, que está longe de ser um Projac, mas tem uma boa estrutura, dá para fazer, salve engano, três novelas."

"O que a Globo fez nessa década foi meio perigoso. A 'Grande Família' está no ar desde 2002. É um formato de sucesso, ninguém vai querer mexer nela, o programa dá mais audiência que muita coisa. O que a Globo tem feito constantemente é experimentar humorísticos. E a perda da Globo também se deve a esse fator. Nos anos 1980 e 1990 ela ousava e se rejuvenescia muito mais do que hoje, nos anos 2000."

Marcelo Meira, vice-presidente da Band

"Temos uma linha de programação que busca a renovação de público. Queremos manter o já conquistado, claro, mas a Band está renovada em busca de um público mais jovem. Se fosse traçar o perfil que desejamos, diria que se trata de um jovem casal inteligente e antenado."

"Toda a nossa linha de programação tem um conteúdo íntegro. Quando você vê o 'CQC', identifica responsabilidade por trás daquele humor. Estamos sempre tratando dos assuntos que são problemas brasileiros. Se você examinar a programação da Band, identifica isso em outros programas como 'A Liga', 'Tribunal na TV', que relata casos verídicos, e no 'P24', que trata a questão da polícia sob um outro enfoque, muito mais humano. Temos o jornal popular mais forte e íntegro do Brasil , que é o 'Brasil Urgente', feito pelo Datena. Ele está cada vez mais vigoroso, mais vivo e com mais prestígio. Destaco também o 'Jornal da Band' que vive seu melhor momento, com respeitabilidade e audiência."