Dados de jornalista e fotógrafa do Estadão foram expostos em perfil falso bolsonarista

A conta Dark Dog, de uso de militantes bolsonaristas, publicou dados pessoais de Gabriela Biló, fotógrafa da sucursal do Estadão

Atualizado em 04/06/2020 às 13:06, por Redação Portal Imprensa.

, em Brasília e vencedora do Troféu Mulher Imprensa deste ano. Os dados expostos são RG, CPF, endereços, telefones e uma foto da casa da mãe dela em São Paulo.


Faz parte da postagem também um vídeo gravado pelo jornalista “formado” Oswaldo Eustáquio, bolsonarista conhecido no DF, onde registra Gabriela em frente da casa de Sara Winter, ativista ligada ao presidente Bolsonaro. Estava a trabalho, cobrindo a operação da PF movida a partir do processo da fake news por determinação da CPMI instaurada pela Câmara dos Deputados.


Crédito: Gabriela Biló/ Estadão

Há 2 detalhes que chamam a atenção, no vídeo. Percebe-se que o vídeo é editado e de forma amadora. Nele é sugerido que a jornalista teria ameaçado Sara de morte. Trata-se, ao contrário, de uma ameaça sofrida por Gabriela que o editor coloca na boca da ativista bolsonarista.


Segundo detalhe: o jornalista “formado”, além de insultos e berros contra Gabriela, não queria largar a maçaneta do carro da repórter esperando que quando a jornalista desse a partida o derrubasse provocando um acidente, conforme ele chega a verbalizar. A pilotagem da fotógrafa foi manobra de profissional.


Importante informar ainda que a conta Dark Dog tem 8876 seguidores. Ficou fora do ar logo após a postagem. Solicitado, o Twitter promete dar uma resposta. Os advogados do Estadão estão acionando a justiça.