Dados de audiência causam polêmica entre emissoras
Dados de audiência causam polêmica entre emissoras
De acordo com nota publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, e repercutida pelo Portal IMPRENSA na última quarta-feira (9), o instituto de pesquisa Ibope teria divulgado um estudo a respeito das médias de audiência das principais emissoras de TV aberta do País. Os números seriam relativos aos meses de janeiro a dezembro, em uma comparação de médias diárias entre 2006 e 2007. Os dados apontavam para um crescimento de 18% da Record e 10% da Band, além de uma queda de 16% do SBT e 13% da Globo. A Rede TV! teria permanecido estável.
Em carta divulgada ao Portal IMPRENSA, o Ibope, no entanto, esclarece: "O Grupo Ibope não lançou estudo algum sobre audiência das emissoras brasileiras de TV aberta, conforme informado pela repórter Shaonny Takaiama [na matéria do Estado de S.Paulo ]". Ainda de acordo com a carta, o Ibope afirma não fornecer informações sobre audiência para a divulgação na mídia. "Nesse caso específico, não fomos consultados pelo jornal O Estado de S. Paulo para validar os dados obtidos pela repórter".
A jornalista do Estado confirmou ao Portal IMPRENSA que não havia consultado o Ibope antes de publicar a matéria. "A Band tinha me mandado os índices de audiência de todas as emissoras de TV aberta, de acordo com o cálculo feito pelo software do Ibope. Achei que se tratava de uma pesquisa, mas eram apenas números fornecidos pela emissora". Cada canal de televisão possui o software Mídia Workstation, fornecido pelo Ibope para a realização dos cálculos de audiência. Os dados divulgados pela Band traziam as informações publicadas na reportagem.
"Depois da publicação da matéria, a Record também me mandou os dados de audiência, que eram diferentes dos da Band. Quando a assessora do Ibope me ligou para pedir uma errata, ela explicou que cada emissora tem um software , para fazer os cálculos de audiência". Os dados divulgados pela Record foram os seguintes: Band registrou um crescimento de 8%; Record cresceu 19%; o SBT registrou queda de 15%; a Globo, uma queda de 13% e a Rede TV! permaneceu estável.
Procurado pelo Portal IMPRENSA, o Ibope confirmou os dados da Record, com exceção do crescimento da Band que, de acordo com o Mídia Workstation, produto do instituto para medir a audiência, foi de 7%.
Segundo Shaonny Takaiama, a edição do próximo sábado (12) do jornal O Estado de S.Paulo trará uma errata explicando a existência do software e, portanto, a diferença de cálculos nos índices de audiência.
Leia mais:






