Curso prepara jornalistas para atuar em áreas de conflitos

Curso prepara jornalistas para atuar em áreas de conflitos

Atualizado em 29/02/2008 às 13:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Entre os dias 10 e 14 de março será formada a primeira turma do "Curso de Preparação para Jornalistas em Áreas de Conflito". Os jornalistas Humberto Trezzi, do Zero Hora , e Kaiser Konrad, do site , vão participar do curso após concorreram com centenas de candidatos do Brasil e exterior para as 20 vagas disponíveis.

Eles terão palestras sobre a política externa brasileira, doutrina militar de defesa e estruturação militar para a guerra. Tudo isso no contexto de um país fictício: o Tudistão, ex-república soviética, dividido por uma guerra civil e atualmente palco de uma missão, também fictícia, das Nações Unidas, a UNMITUD (UN Mission in Tudistan).

Na simulação, os jornalistas ficarão instalados em um batalhão brasileiro próximo à linha de cessar-fogo, onde aprenderão como vivem as tropas nessas condições, já sob a interferência dos partidos envolvidos no conflito.

Eles viverão junto com uma das companhias do batalhão, em barracas e aprendendo a identificar riscos e a proceder diante de situações perigosas, como bombardeios, campo de minas, área batida por fogos de armas automáticas e conduta como refém. Também aprenderão as regras básicas de orientação, primeiros socorros e identificação de material de guerra.

Diversos eventos irão acontecer nesses dias, "posto que os partidos em conflito, muitas vezes, não respeitam os acordos de paz que assinaram e, infelizmente, as tropas da ONU têm que se interpor e submeter-se a todo tipo de risco". Os alunos vão produzir trabalhos sobre acontecimentos no Tudistão diariamente, divididos em grupos. Ao final, os participantes receberão certificado, com a assinatura de um oficial do Exército e de oficial do Unicrio (Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil).

Os profissionais também vão participar de conferências sobre o papel da mídia no cenário global, a influência da mídia nos conflitos, procedimentos éticos para a mídia e amparo jurídico para a imprensa. Estão previstas duas conferências de jornalistas experientes no assunto.

A formação será conduzida em conjunto pelo Comando Militar do Leste, por meio do Centro de Instrução de Operações de Paz (CI Op Paz), situado no Rio de Janeiro - local de realização do curso -, pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme) e pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (Unicrio).