Curso online ensina jornalistas a investigarem patrimônio de políticos
Curso terá a duração de duas semanas
O curso terá dois módulos. O primeiro irá abordar os tipos de investigação de bens, quais os principais documentos a serem buscados e os locais onde eles podem ser obtidos, tanto presencialmente quanto pela internet.
O segundo explicará os caminhos para buscá-los em órgãos como a justiça eleitoral, juntas comerciais, a partir de verificação de notas fiscais e cartórios. Ao final de cada um dos módulos, haverá uma série de exercícios, refazendo investigações em documentos patrimoniais.
As aulas serão ministradas por Flávio Ferreira, repórter especializado em judiciário da Folha de S.Paulo e advogado formado pela faculdade de direito do Largo de São Francisco (USP). “O principal objetivo do curso é desmistificar a ideia que investigação patrimonial é invasão de privacidade, ou que viola intimidade das pessoas”, conta Ferreira.
Flávio participou da cobertura de grandes casos de corrupção revelados pela imprensa nos últimos anos, como o Mensalão, Lava-Jato e Operação Castelo de Areia. Foi um dos jornalistas que revelou o cartel ferroviário em São Paulo, numa série de matérias que ganhou o prêmio Excelência Jornalística da SIP (um dos mais importantes da América Latina) e o Grande Prêmio CNT de Jornalismo. Ferreira também ministra outro curso on-line pela Abraji, o de Investigação de Corrupção.
Mais informações clique .





