Curso gratuito on-line ensina jornalistas a investigarem supersalários do Judiciário

Vão até o dia 24 de abril as inscrições para um curso on-line gratuito sobre como investigar as remunerações de membros do Judiciário e do Ministério Público (MP).

Atualizado em 11/04/2023 às 13:04, por Redação Portal IMPRENSA.


Com oito horas de treinamento distribuídas em quatro semanas, o curso começa no dia 2 de maio de 2023 e integra o projeto DadosJusBr, que é financiado pelo Instituto Betty e Jacob Lafer. Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil Curso é voltado a estudantes de jornalismo e jornalistas com noções básicas de planilhas eletrônicas

Teto constitucional

O treinamento será realizado na plataforma do próprio DadosJusBr, que reúne informações sobre salários e benefícios pagos ao Judiciário e ao MP. A ideia é que os participantes aprendam, por exemplo, a identificar pagamentos que ultrapassem o teto constitucional de remunerações do Judiciário, que em janeiro último passou a ser de R$ 46,4 mil.
As aulas serão dadas por Bianca Berti, analista de transparência e integridade da Transparência Brasil, e Nazareno Andrade, cientista de dados do projeto DadosJusBr e professor licenciado da Universidade Federal de Campina Grande.
Além de técnicas para trabalhar com planilhas eletrônicas, os participantes terão acesso a linguagens intermediárias de análise de dados.
À exceção das sessões para tirar dúvidas e para encerramento do curso, as aulas podem ser assistidas em qualquer horário, com base na disponibilidade dos estudantes.
Para receber o certificado de conclusão é preciso assistir a pelo menos 75% das aulas, alcançar pontuação mínima de 50% nos exercícios de cada módulo e responder ao formulário de avaliação do curso.