Curso de pós-graduação da PUC-SP fala de Comunicação e Movimentos Sociais
Curso de pós-graduação da PUC-SP fala de Comunicação e Movimentos Sociais
A PUC-SP, por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), abordará a dinâmica de atuação dos movimentos sociais na civilização tecnológica midiática em um novo curso. A proposta central é a de refletir e compreender os processos de articulação da sociedade civil em fóruns e redes, como estratégias de articulação e mobilização e, em alguns aspectos, de luta pelo direito à comunicação.
Principalmente a partir da segunda metade do século 20, o surgimento dessa civilização marcada pela comunicação e pelas tecnologias implicou mudanças nas formas de mobilização das redes sociais, que passaram a se articular politicamente sob a mediação das redes tecnológicas.
Entre outros aspectos, o curso trata da visibilidade (na mídia ou espaço público) e da invisibilidade (nos momentos de articulação, em que se retiram da cena pública) dos movimentos e das suas estratégias de avanços e recuos em relação à sociedade, em busca de espaço e poder, que subvertem os paradigmas comunicacionais vigentes e determinam novas formas de fazer política.
As aulas abordarão a cibercultura - compreendida como categoria de época e considerados todos os seus elementos fundantes -, bem como as suas consequências para a atuação dos movimentos sociais em redes. Trarão relatos das chamadas práticas "glocais" - nem globais, nem locais -, tomando como referência processos e redes que se articulam e mobilizam em momentos visíveis e invisíveis.
O conteúdo do curso promoverá a discussão sobre a conjuntura da luta pelo direito à comunicação e sobre a incorporação das bandeiras históricas dos movimentos na cena pública (inclusive através do tratamento dado a estas pelos meios de comunicação). A programação, porém, não tem caráter exclusivamente prático e, portanto, não provê formação em técnicas de comunicação.
O curso busca ainda uma compreensão crítica dos movimentos sociais e incentiva a reflexão sobre a relação entre as suas práticas "glocais", bem como a produção de análises coletivas sobre a viabilidade de tensão com o glocal e com suas formas de manifestação. Explorará, assim, possibilidades de "resistência comunicativa" criadas e desenvolvidas no âmbito dos movimentos sociais.
A metodologia do curso consiste em aulas expositivas com apoio de recursos audiovisuais, seminários e discussões coletivas e leitura de ampla bibliografia recomendada.
Dirigido a profissionais e universitários das áreas de Comunicação, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Ciência Política, História, Psicologia, Letras, Artes e Pedagogia, além de pesquisadores das mesmas áreas e dos direitos humanos e redes sociais, o curso tem início em 18 de Agosto e aulas sempre as terças-feiras, das 19h30 às 22h30, na Unidade COGEAE Consolação, que fica na Rua Consolação, 881 - Consolação - São Paulo.
Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, pelo e pelo e-mail






