Curso de extensão da USP discute a cobertura da mídia sobre políticas públicas sociais

Curso de extensão da USP discute a cobertura da mídia sobre políticas públicas sociais

Atualizado em 03/02/2010 às 15:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão "Jornalismo e Políticas Públicas Sociais", promovido pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância - ANDI.

A iniciativa tem por objetivo estimular entre os participantes uma consciência crítica a respeito da qualidade do conteúdo da mídia sobre as questões sociais brasileiras. Para tanto, serão examinados casos concretos da cobertura dos veículos de comunicação do país, como forma de compreender o tratamento editorial, cultural e ético dado às políticas públicas sociais em geral e, especificamente, às políticas voltadas à infância e adolescência.

Também serão desenvolvidas metodologias que propiciem a avaliação da visão do comunicador acerca da agenda social, contribuindo para a uma representação mais democrática da mídia a partir da exploração de uma multiplicidade de temas e da inclusão de diversos atores da cena social brasileira.

Para a secretária-executiva da Rede ANDI Brasil, Ciça Lessa, o fato de o curso ser aberto à comunidade contribui para uma diversidade de olhares e opiniões sobre o tema. "Vários profissionais ligados à área social também participam e enriquecem significativamente o debate. É preciso estar atento à importância da mídia e de toda a população no acompanhamento das políticas públicas", afirma.

Os encontros serão realizados às segundas-feiras, do dia 1º de março a 21 de junho de 2010, no Auditório Freitas Nobre da ECA-USP, localizado na avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, nº 443, Cidade Universitária, São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 12 de fevereiro. A carga horária total será de 36 horas.

O curso faz parte das atividades do Programa InFormação, uma realização da ANDI que conta com o apoio do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. O objetivo do Programa é a qualificação de estudantes de jornalismo na cobertura da agenda social brasileira. Para mais informações, eviar e-mail para