Curso de educomunicação da USP amplia discussão sobre mídia e educação

Curso de educomunicação da USP amplia discussão sobre mídia e educação

Atualizado em 04/04/2011 às 17:04, por Luiz Gustavo Pacete/Redação Revista IMPRENSA.

Por

A turma recém inaugurada do curso de educomunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) já vê resultados concretos na produção teórica sobre o tema. Em 27 de março, os acadêmicos da USP Adílson Odair Citelli e Maria Cristina Castilho Costa lançaram o livro "Educomunicação - Construindo uma Nova Área de Conhecimento".

Formada por 30 alunos, o curso foi autorizado no segundo semestre de 2010 e criado para atender uma demanda não atendidas das áreas de ensino e educação. A graduação prepara educadores e comunicadores na conscientização das novas gerações sobre o impacto da mídia em seu contexto.

O objetivo também é preparar professores para utilizar exemplos midiáticos em sala de aula, tanto para análise, como incentivando os alunos a produzirem conteúdo próprio. O coordenador do curso, Ismar de Oliveira Soares, lembra que a turma surgiu da demanda de profissionais que já atuavam com mídia e educação, mas sem respaldo teórico.

Para Cenise Monte Vicente, conselheira da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), aliar educação e comunicação é uma grande saída para resolver alguns dos problemas do ensino público no país. "Os jornalistas são fundamentais para fazer valer a lei por meio de sua cobertura, e nada melhor do que trazer a discussão midiática para a sala de aula".

Em dezembro de 2004, uma lei foi criada em São Paulo para oficializar o processo de educomunicação nas escolas da cidade. Um dos projetos de destaque desenvolvido na época foi o Nas Ondas do Rádio, realizado pela Secretária de Educação do Município de São Paulo em parceria com a ECA.

O jornalista Carlos Lima, que participou da criação do Nas Ondas do Rádio, atualmente dirige o projeto Imprensa Jovem, que levou adolescentes da rede pública para a cobertura da Campus Party em janeiro último. "Escolas municipais se revezavam diariamente no envio de turmas para cobrir o evento. Com essa atividade nosso objetivo foi desenvolver a expressão e comunicação dos alunos do Ensino Médio, além, é claro, de olhar a mídia de forma critica", conta.

Leia mais
-