Curadores da exposição "Política F.C." falam da relação entre política e futebol

Nesta sexta-feira (09/05), o "IMPRENSA na TV" recebeu os jornalistas Vanessa Gonçalves e Milton Bellintani, coordenadores da exposição , que entra em cartaz no Memorial da Resistência de São Paulo no próximo dia 14 de junho.

Atualizado em 30/05/2014 às 17:05, por Jéssica Oliveira.

na TV" recebeu os jornalistas Vanessa Gonçalves e Milton Bellintani, coordenadores da exposição , que entra em cartaz no Memorial da Resistência de São Paulo no próximo dia 14 de junho. Do dia 3 ao dia 7, haverá um sobre o assunto, com a presença de historiadores, jornalistas e ex-jogadores.
O projeto é um desdobramento do trabalho de conclusão da pós-graduação em jornalismo esportivo de Vanessa, subeditora do Portal IMPRENSA, diretora do Núcleo de Preservação da Memória Política e autora do livro “Eduardo Leite Bacuri”, biografia de um militante morto pela ditadura.

"Tinha a curiosidade de saber como as pessoas presas ou no exílio acompanharam a Copa de 70. Quando o Memorial da Resistência pensou em fazer algo sobre futebol, lembrou do meu trabalho e me convidou", diz a profissional, que atua na área de direitos humanos há dez anos.

Para Bellintani, professor universitário, diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política, coordenador da Comissão da Verdade do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e diretor-executivo da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, a exposição é uma prestação de serviços.

"Esse material tem grande contribuição a dar nesse momento político e esportivo que o país vive. O Brasil não pode ser um país que apaga sua memória", afirma.

Crédito:Reprodução Evento mostra a relação entre política e futebol no Brasil e no mundo, com foco principalmente na Copa de 1970
Muitas, muitas memórias
A exposição é dividida em quatro núcleos: a influência da política no futebol brasileiro; a Copa de 70; personagens que lutaram contra a ditadura e os que se aliaram a ela e, por fim, o uso de futebol na política no mundo. Já o seminário trará debates em dois horários, das 13h às 15h30 e 15h45 às 18h, com exibição de filme no segundo painel.
Crédito:Reprodução Jornalista foi salvo pelo técnico do Botafogo
Segundo Vanessa, quem gosta de história e de futebol, vai conhecer e descobrir coisas interessantes no evento, que tem previsto uma série de histórias de bastidores, como a do jornalista Álvaro Caldas, que em 1973 conciliava a vida de militante de esquerda com a de setorista do Botafogo para o Jornal dos Sports .

O profissional foi preso e torturado acusado de ter ido a uma manifestação contra o regime em outro estado. Questionado pelos órgãos de repressão, ele negou e explicou que no dia estava cobrindo um treino do time carioca e se encontrou com o técnico Sebastião Leônidas.

Caldas não podia imaginar, mas foram checar isso na casa do próprio Leônidas. Sem saber que o jornalista estava preso, o técnico confirmou a história. "Essa informação salva a vida dele. Caldas só foi encontrar com o Leônidas agora, num evento dos 50 anos do golpe. 'Eu não sabia que você estava preso'. Eles se emocionaram bastante", conta Vanessa.

Copa do Mundo e ano eleitoral
2014 é um ano que une novamente futebol e política, com a Copa do Mundo e as eleições pouco depois. Questionados se o desempenho do Brasil no Mundial pode ou não influenciar o resultado das urnas, ambos acreditam que não. "Acho que o brasileiro, ao contrário do que muita gente gosta de dizer 'ele não sabe votar', está aprendendo a votar cada vez melhor", afirma Bellintani. "Não vai ser determinante", completa Vanessa.

Pensando apenas no futebol, os dois concordam também na torcida pela vitória da seleção. "O brasileiro não quer perder outra Copa em casa", diz Vanessa. "Se o Brasil ganhar, nós todos teremos um resto de 2014 muito mais feliz", acrescenta Bellintani.
Local: Memorial da Resistência de São Paulo Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz - Auditório Vitae – 5º andar
Entrada: Franca Exposição: de 14 de junho a 28 de setembro de 2014
Seminário: de 03 a 07 de junho de 2014, das 13h às 18h (O auditório tem capacidade para 160 pessoas. Ingressos para cada mesa deverão ser retirados na portaria com 30 minutos de antecedência.)
O “IMPRENSA na TV” é apresentado pela jornalista Thaís Naldoni, gerente de Jornalismo de IMPRENSA, e é exibido, ao vivo, pela allTV, com transmissão simultânea pelo Portal IMPRENSA, todas as sextas-feiras, das 15h às 16h.
O internauta pode interagir, enviando perguntas em tempo real, usando as hashtags #IMPRENSAnaTV ou #TVdaInternet e também pelo Twitter.